#135: A FILOSOFIA COM HUMOR // PEDRO GONZALEZ CALERO

A filosofia é compatível com o humor? É possível aprender filosofia a rir? Neste hilariante livro, o leitor é convidado a uma deliciosa viagem pela história da filosofia e pelas vidas dos filósofos, em que se deparará com o mau humor da mulher de Sócrates, os sonhos de Maquiavel, as opiniões de Kant sobre o casamento, as desapiedadas observações de Nietzsche, a dedução lógica de Russell (de que ele e o papa são a mesma pessoa) e a agressividade de Wittgenstein de atiçador na mão…

 

Excertos:

---Aristipo dispôs que na lápide do seu sepulcro se gravasse a seguinte inscrição: «Aqui repousa quem vos aguarda».

---Quando um oleiro consultou Sócrates sobre o que fazer, se haveria de se casar ou de permanecer solteiro, Sócrates aconselhou-o: – Faças o que fizeres, vais arrepender-te.

---Quando perguntaram a Madame de Staël como explicava que as mulheres bonitas tivessem mais sucesso junto dos homens do que as mulheres inteligentes, ela respondeu: – Porque há poucos homens cegos, mas muitos parvos.

 

Plano Nacional de Leitura

Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.

LIVRO EM DESTAQUE

 

"Não me lembro do dia exacto, nem da hora exacta, mas lembro-me exactamente de como me senti. Despertei. Peguei no telefone e digitei o número que pretendia. A chamada estava estabelecida. Estava prestes a receber notícias que ansiava receber há já alguns dias. Mas nem por um segundo equacionei a hipótese de serem tão negras como aquelas que recebi naquele dia. Cancro. Sim, tinha ouvido bem. Cancro."

 

Blogue da BE

FOTOS AO CUBO

PALAVRAS À PORTA

PÁGINA DO FACEBOOK DA BE

Blogue do Departamento de Línguas

Pesquisar

Em linha

Temos 10 visitantes e sem membros em linha